logo pagga branco

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

4 coisas que a tecnologia pode fazer pelo profissional de RH

Conheça os benefícios que a tecnologia traz para o RH e entenda como ela pode tornar a área mais eficaz e ágil na tomada de decisões.

A adoção da tecnologia tem sido frequente entre os profissionais de RH. Afinal, em um mercado cada vez mais ágil e conectado, esse tipo de iniciativa permite tornar o departamento mais eficaz e ajuda a melhorar os resultados da empresa.

A tecnologia no RH ajuda a tornar os processos mais rápidos, aumentar a qualidade da área e a permitir iniciativas mais estratégicas.

No entanto, o assunto ainda é bastante novo. E, por isso, levanta muitas dúvidas e incertezas entre os profissionais da área.

Quer entender melhor como a tecnologia pode ajudar o RH? Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios gerados por ela!

1. Unificar e agilizar a gestão de informações

De forma geral, a tecnologia no RH permite tornar as atividades operacionais muito mais ágeis e simples. Tirando, assim, a necessidade de um profissional ou equipe destinada exclusivamente à essas tarefas.

Quando falamos do controle de férias, faltas, folgas e escalas, o uso da tecnologia se faz ainda mais importante.

Com as ferramentas de gestão de pessoas, é possível reunir todas as informações do RH em um único lugar. Assim, o controle de ponto, as avaliações de desempenho e o histórico de férias ficam organizados e são facilmente acessados.

Dessa forma, a tomada de decisão é muito mais ágil e o retrabalho e falhas são evitados.

2. Automatizar a gestão de benefícios e a folha de pagamento

Outro grande obstáculo enfrentado pelo RH é o tempo tomado para executar tarefas que, a princípio, deveriam ser simples. Ou seja, atividades como a gestão de benefícios e da folha de pagamento dos funcionários.

Esses processos são bastante operacionais e, muitas vezes, burocráticos. Além disso, cada colaborador conta com uma folha de pagamento e benefícios diferente, dificultando ainda mais o trabalho.

A tecnologia consegue ajudar o RH tornando esses processos automatizados. Com isso, não há a necessidade de elencar uma pessoa da equipe para a atividade ou, então, perder dias do começo ou do final do mês realizando a função.

O resultado é mais tempo e recursos humanos empregados em atividades mais estratégicas. Além disso, as falhas e os esquecimentos são novamente evitados.

3. Integrar todas as informações

O RH precisa lidar com uma série de dados e informações provenientes dos diferentes departamentos da empresa. E conseguir armazená-las e organizá-las é um verdadeiro desafio.

Novamente, a tecnologia permite centralizar tudo isso em um único lugar. Eliminando, assim, ruídos ou a necessidade de acessar diferentes sistemas para consultar todas as informações necessárias.

Imagine que é possível, por exemplo, calcular automaticamente as horas extras dos funcionários. Afinal, o controle de ponto já estará integrado à folha de pagamento e, assim, não haverá a necessidade de realizar essa atividade manualmente.

4. Otimizar processos e se tornar mais estratégico

De forma geral, o grande benefício que a tecnologia traz para o RH está em tirar as atividades operacionais das pessoas e, assim, gerar mais eficiência e agilidade para os processos.

O resultado é um departamento mais estratégico e que consegue focar nos talentos e em ações que realmente vão melhorar os resultados da empresa.

A tecnologia também permite que o RH perceba falhas com mais rapidez. Afinal, todos os dados estão centralizados e são atualizados em tempo real. Com isso, não há perda de tempo com correções ou refações.

Por fim, os sistemas de gestão de RH também ajudam a mensurar os resultados da área. Dessa forma, o RH consegue apresentá-los para a diretoria e, inclusive, reforçar a importância do departamento na organização.

 

Agora queremos saber: quais os maiores desafios enfrentados pelo RH atualmente? Conte para a gente nos comentários e vamos debater mais sobre o assunto!

Nova call to action

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.   A transformação dig...

Read more

Como fazer a admissão de um novo funcionário com o eSocial?

Veja quais eventos devem ser usados para informar uma admissão ao eSocial.   Com o eSocial, a contratação de um novo colaborador deve ser informada an...

Read more

Biblioteca no RH Digital: conheça este novo e importante recurso!

Conheça a Biblioteca no RH Digital e compartilhe documentos com os colaboradores de forma rápida e segura!   Agora é possível compartilhar arquivos, d...

Read more

O uso da tecnologia para recrutar colaboradores

Entenda como o uso da tecnologia no recrutamento traz benefícios para os negócios e, cada vez mais, é um caminho sem volta.   As pessoas e os negócios...

Read more