logo pagga branco

Como funciona o aplicativo de comunicação corporativa do RH Digital?

Comunicação corporativa eficaz, ágil e segura. Entenda como o RH Digital pode ajudá-lo nesta atividade tão importante dentro de uma empresa!

 

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

4 dinâmicas que o RH pode fazer para estimular a criatividade dos colaboradores

Precisando que os colaboradores inovem mais nos projetos? Conheça alguns exercícios que poderão ajudá-lo nesta difícil tarefa.

 

As brincadeiras, dinâmicas e exercícios são excelentes ferramentas para conseguir mais engajamento da equipe. Além de estimular a criatividade e melhorar o clima organizacional.

Leia também: O que o RH pode aprender com as crianças?

Infelizmente, não existe uma “fórmula do sucesso” para conseguir pensar fora da caixa e inovar. No entanto, há algumas atividades que podem ser realizadas para desenvolver novos olhares e, assim, estimular a criatividade.

Conheça, a seguir, 4 dinâmicas que vão ajudar a sua equipe a ter mais momentos de “eureca”:

1- Sonhador, Realista e Crítico

Essa é uma técnica usada por um dos grandes mestres da fantasia, Walt Disney. O exercício usa a Programação Neurolinguística (PNL) para estimular a criatividade. Além de abordar 3 partes diferentes de cada pessoa.

A dinâmica consiste em apresentar um tema inicial e, a partir dele, fazer com que as pessoas incorporem 3 personalidades distintas para chegar a uma ideia final. São elas:

  • Sonhador: o primeiro momento é o de ousar! Desafie as pessoas a criarem o projeto mais diferente que conseguirem. Aqui, não há limites ou obstáculos.
  • Realista: com a ideia mirabolante em mente, é momento de analisá-la de forma mais racional e entender o que é possível de ser feito. Nesse momento, as pessoas devem listar as ações a serem realizadas para alcançar o resultado final.
  • Crítico: por fim, com o plano traçado, é hora de levantar todas as objeções possíveis. Liste tudo o que poderia dar errado e desconstrua a ideia.

A dinâmica permite desenvolver ideias pensando de uma maneira diferente e fora da zona de conforto. Assim, o participante diminui suas inibições e autocríticas, uma vez que são “personagens” que estão dando as idéias.

Ao mesmo tempo, ao final do exercício, é possível reunir o melhor de cada etapa e, assim, ter um projeto bastante organizado e criativo.

2 - Inusitadas conexões

Como o próprio nome já sugere, essa dinâmica ajuda a ter ideias completamente fora do comum ao propor justamente conexões inusitadas.

Separe duas caixas com nomes de objetos diferentes entre elas e peça para os participantes tirarem um de cada.

Feito isso, cada um deverá apresentar seus objetos e traçar relações entre eles. Dessa forma, ideias bastante inovadoras e, quem sabe, úteis podem surgir!

3 - S.C.A.M.P.E.R.

A sigla desse exercício explica a técnica que ajuda a olhar situações por diferentes ângulos e, assim, estimular a criatividade.

O mais legal dela é que ela pode ser usada em uma dinâmica ou na rotina do trabalho.

  • Substituir: o que aconteceria se algum elemento da ideia fosse substituído por outra coisa?
  • Combinar: qual seria o resultado de combinar o projeto ou ação A ao B?
  • Adaptar: o que pode ser feito para adaptar a ideia/ projeto a outro contexto?
  • Modificar: como modificar essa ideia para que ela tenha mais valor?
  • Procurar usos diferentes: quais novos usos posso dar ao projeto/ idea?
  • Eliminar:o que eliminar do projeto para torná-lo mais simple?
  • Reorganizar: como organizar as ideias de forma diferente para tornar o projeto mais eficiente?

4 - Um clips, várias utilidades

Esse é um exercício bacana de ser realizado em equipes. Divida os participantes e peça para que, dentro dos grupos, eles façam um brainstorm para dar o máximo de utilidade possível a um clips de papel.

Para isso, será proibido que os demais integrantes recusem ou critiquem as ideias apresentadas. Ou seja, não há limites ou opiniões erradas aqui.

Feito isso, cada grupo deverá anotar as suas ideias e apresentar para os demais participantes. Então, todos votarão nas 5 ideias mais criativas.

O objetivo final é propor uma discussão quando a atividade terminar para que as pessoas compartilhem as dificuldades e avaliem o resultado obtido.

 

A criatividade demanda que estejamos com a mente aberta e que deixemos de lado críticas e censuras. Por isso, ela precisa ser estimulada constantemente.

Você usa alguma dessas ou outras técnicas para estimular a inovação na empresa? Conte para a gente nos comentários!

 

CTA ebook 8 dicas para melhorar e otimizar os processos do RH-1

 

 

 

 

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

Como funciona o aplicativo de comunicação corporativa do RH Digital?

Comunicação corporativa eficaz, ágil e segura. Entenda como o RH Digital pode ajudá-lo nesta atividade tão importante dentro de uma empresa!     A com...

Read more

Premiação de funcionários no Natal com o RH Digital

Veja como a ferramenta do RH Digital pode ajudá-lo a planejar e a implementar campanhas de premiação eficazes e altamente motivadoras!   A premiação d...

Read more

4 dinâmicas que o RH pode fazer para estimular a criatividade dos colaboradores

Precisando que os colaboradores inovem mais nos projetos? Conheça alguns exercícios que poderão ajudá-lo nesta difícil tarefa.   As brincadeiras, dinâ...

Read more

4 Aplicativos para facilitar a vida do RH

Os aplicativos ajudam a automatizar e a organizar tarefas importantes do RH. Conheça alguns deles nesse artigo!   A era dos aplicativos chegou. Usamos...

Read more