logo pagga branco

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

5 dicas para otimizar os processos do RH

Um dos fatores decisivos para o bom clima organizacional de uma empresa é um RH organizado, com processos claros e dinâmicos. Tenha certeza que a produtividade e o desempenho dos colaboradores passa, e muito, pelo bom desempenho desse setor.

Muitas vezes responsável pelas decisões mais estratégicas e, consequentemente, as mais difíceis em uma organização, o departamento de Recursos Humanos é o elo entre a direção da empresa e os ativos humanos: todos os funcionários.

A partir dele são implementados planos de contratações, demissões, promoções e campanhas internas relevantes. Mas para que o seu RH seja um diferencial no dia a dia administrativo, você tem que se perguntar: o meu departamento, hoje, funciona com todo o seu potencial?

Listamos 5 dicas para otimizar os processos internos e para você avaliar o quanto ainda pode desenvolver seu RH:

1 - Saiba os objetivos e metas da empresa

É importante e totalmente indispensável que o RH tenha clara compreensão  dos objetivos da empresa, onde quer chegar e quais são as estratégias definidas para alcançar o que deseja.

Só assim o RH poderá integrar todos os departamentos em torno de um mesmo objetivo, definir rotas, engajar colaboradores e definir os processos pelos quais irá organizar seu trabalho interno e externo.

2 - Priorize as pessoas e suas demandas

Como dito, o ativo humano é um dos principais recursos dentro de uma organização e olhar para suas necessidades é uma das dicas mais valiosas que podemos dar. Esteja atento para os componentes que fazem parte do seu dia e priorize as soluções de seus problemas.

Contar com funcionários satisfeitos é o sonho de toda empresa, pois esses têm melhor desempenho.

Neste ponto entram suas outras importantes questões: coerência e conciliação. Em decisões que afetam a vida e a rotina de outras pessoas, nunca devemos agir com um interesse maior a frente, pensar no que é melhor para todos é a solução.

E em conflitos internos, atuar com isenção para conciliar as partes é a forma mais justa para entender o que houve e chegar a uma ação de resolução.

3 - Mantenha sua equipe sempre atualizada

Como em todos os setores de atividade, atualização e estudo trazem o diferencial que todos buscamos. Mantenha sua equipe antenada com o que há de novo, assim, torna-se mais fácil a identificação de oportunidades e criação de estratégias.

Na correria de nossas rotinas para realizar tarefas, é comum não estarmos atentos ao todo e deixar de perceber o que não caminha a contento ao nosso redor. Treinamento e cursos podem ajudar a capacitar sua equipe para manter atenção em tudo o que importa.

4 - Terceirize o que não pode dar conta

O ideal para qualquer setor é ter a quantidade certa de colaboradores para o volume certo de trabalho e ninguém fica sobrecarregado ou ser obrigado a postergar ações, mas com a situação atual da economia e muitas empresas passando por dificuldade, é impossível.

Uma das soluções é a terceirização de serviços, hoje muitas consultorias externas ajudam em ações e processos internos que demandam tempo e não deixam espaço para o foco nos assuntos estratégicos da empresa, inclusive para a área de RH.

5 - Automatize serviços específicos

Hoje, já estão disponíveis muitas tecnologias que ajudam na automação de serviços e diminuem a demanda interna, como: bancos inteligentes de horas e currículo que retiram a responsabilidade manual de organizar, calcular e entregar os dados necessários.

Também já é possível fazer a gestão de vale-transporte, de folhas de pagamento e benefícios, automatizando esses processos para dar agilidade ao dia dia do RH.

Além disso, com a tecnologia, o RH transforma a comunicação com os funcionários e a consulta de saldos é simplificada. 

 

Você quer melhorar e otimizar os processos do RH da sua empresa? Então esse ebook é para você!

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.

Landing Pages: The Do’s and Dont’s

Improve your forms, page structure and overall leads. Fusce dapibus

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.   A transformação dig...

Read more

Como fazer a admissão de um novo funcionário com o eSocial?

Veja quais eventos devem ser usados para informar uma admissão ao eSocial.   Com o eSocial, a contratação de um novo colaborador deve ser informada an...

Read more

Biblioteca no RH Digital: conheça este novo e importante recurso!

Conheça a Biblioteca no RH Digital e compartilhe documentos com os colaboradores de forma rápida e segura!   Agora é possível compartilhar arquivos, d...

Read more

O uso da tecnologia para recrutar colaboradores

Entenda como o uso da tecnologia no recrutamento traz benefícios para os negócios e, cada vez mais, é um caminho sem volta.   As pessoas e os negócios...

Read more