logo pagga branco

Folha de Pagamento Online: quais são as vantagens para o RH?

Desburocratize as tarefas da área de Recursos Humanos com a folha de pagamento online. Conheça as vantagens de uma plataforma online!

Categorias do blog:

Todos os Posts

CONARH 2018: 5 lições que o RH pode aprender com a palestra da Anitta

O CONARH 2018 aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto e teve como mote o Protagonismo da Transformação. O mundo mudou, as pessoas mudaram e as empresas precisam mudar também. Sendo responsável pelo principal ativo da empresa, os talentos, o RH precisa tomar para si a responsabilidade de ser protagonista dessa transformação.

Nesse sentido, para encerrar o evento, a cantora Anitta foi convidada para palestrar sobre: “Carreira de sucesso = Protagonismo + Empreendedorismo” com moderação do Superintende da ABRH-Brasil, Ricardo Mota.

Como patrocinadores oficiais do evento, o Pagga pôde assistir à palestra da Anitta e hoje vamos compartilhar com você, profissional de Recursos Humanos que ou não pôde estar no evento ou não tinha acesso ao Congresso, o que consideramos serem as principais lições da palestra de Anitta.

Afinal o que nós de RH podemos aprender com uma cantora, compositora e empreendedora?

WhatsApp Image 2018-08-17 at 17.40.27

*Foto: Paulo Guimarães, da Pinguim Pictures. Divulgação.

Lição 1: Empreendedorismo

Conhecida por gerenciar sua própria carreira e tomar decisões ousadas, com apenas 25 anos, Anitta mostrou muita determinação em fazer as coisas acontecerem, principal característica de um bom empreendedor.

E, empreender não significa necessariamente abrir um negócio próprio, podemos pensar com a cabeça de um empreendedor na empresa em que trabalhamos. O questionamento que fica é: Como eu posso inovar e ajudar a resolver problemas? Como posso ser melhor e, consequentemente, ajudar a empresa a ser melhor?

Palavras-chave:

  • Protagonismo
  • Determinação
  • Vontade
  • Autogerenciamento

Lição 2: Gerenciamento de Pessoas

Logo no início da palestra, Anitta afirmou que não possuía plano de carreira estabelecido nem para ela nem para os funcionários e que não costuma dar previsão de futuro para eles porque dessa forma consegue identificar aqueles que realmente querem trabalhar com ela.

Sabemos que esse modelo não pode ser aplicado ao universo corporativo porque as pessoas gostam de previsibilidade. Porém, algo que Anitta disse posteriormente deve ser levado em consideração: “Gosto de estar em contato direto com todos”.

O que é muito importante para nós de RH, e para os gestores da empresa, de forma geral. Precisamos estar perto das pessoas, saber o que pensam, se estão felizes, entender seus anseios e limitações. E não estamos falando apenas de pesquisas de clima organizacional e reuniões de feedback, estamos falando em construir uma relação mais próxima no dia a dia, só assim conseguimos, efetivamente, desenvolver talentos.

Anitta também contou o que avalia na hora de escolher um funcionário novo:

  • Perfil de personalidade
  • Boa comunicação,
  • “Bom jogo”, afinal, todos os funcionários falam por ela.

Falou ainda sobre treinamentos para o funcionário desenvolver suas aptidões e deu como exemplo uma funcionária que foi contratada por ser sua fã e sempre conseguir elaborar estratégias para chegar perto dela, tirar fotos, entrar no camarim. “Vamos usar essa inteligência toda para outras coisas”, brincou Anitta, que contratou a fã e pagou cursos de gerenciamento de mídias sociais para que assumisse essa função.

Para finalizar esse tópico, Anitta também contou sobre sua dificuldade em dividir decisões com os colaboradores e que muitas vezes toma a decisão sozinha, como no caso da estratégia de lançamento de clipes “Check Mate”. Mas que vem trabalhando para entender que as pessoas não pensam como ela, nem na mesma velocidade e ela precisa ter paciência para explicar seu ponto de vista e ouvir os demais (mesmo que nem sempre siga o que foi falado).

Palavras-chave:

  • Desenvolvimento de talentos
  • Treinamentos
  • Liderança
  • Compartilhar decisões e escuta atenta

Lição 3: Menos reuniões, mais agilidade

Anitta gosta de decisões rápidas e objetividade. Sabemos que nem sempre isso é possível no universo corporativo, porém é nítido que gastamos muito tempo em reuniões que poderiam ter sido apenas um email. Falta produtividade.

Anitta contou que seu escritório é seu celular, que cria grupos no WhatsApp com os colaboradores e que dessa forma consegue se manter sempre conectada durante suas viagens.

Um outro ponto bastante interessante apresentado por ela foi: não acreditar em tudo que lhe é falado como verdade absoluta e ir a campo para entender o seu público, o que as pessoas estão consumindo, e assim decidir qual o próximo passo. Para o RH essa atitude é fundamental, estar perto das pessoas, entender o que querem, o que estão falando, pensando e fazendo.

Palavras-Chave:

  • Produtividade
  • Comunicação corporativa
  • Proximidade com os colaboradores
  • Ir a campo para conhecer seu público (nesse caso, os colaboradores)

Lição 4: Diversidade e empoderamento feminino

Se os tempos mudaram, se as pessoas mudaram e as famílias mudaram, não faz sentido o RH continuar agindo como se estivesse lidando com pessoas do século passado.

Em seus clipes, Anitta sempre tenta levantar alguma bandeira e mostrar diversidade, mulheres de biotipos diferentes, negros, brancos, gays, transgêneros, etc. Da mesma forma, a área de recrutamento deve abrir suas portas para pessoas diferentes, com experiências e vivências diferentes, tornando a empresa muito mais rica culturalmente e propiciando opiniões distintas para conseguir efetivamente inovar.

Além disso, internamente, o RH precisa estimular o crescimento das mulheres, jovens e até da 3a idade, que tem tanto a nos ensinar. Estar atento aos acontecimentos e propiciar diálogos para construir respeito e empatia dentro da empresa.

Palavras-Chave:

  • Diversidade
  • Inovação
  • Empatia

Lição 5: Inovação, Criatividade e Controle de Custos

Anitta mostrou a importância de inovar e acreditar no lado artístico. Para as empresas, não existe o “lado artístico”, mas precisamos sim inovar para conquistar nossos clientes e colaboradores. 

“Se nos prendermos ao que já aconteceu, aos padrões, ao que dizem para fazer, não rompemos as barreiras e não construímos coisas novas.” Anitta

Quando descreveu o plano de lançamento de “Check Mate”, Anitta contou que a ideia inicial era apenas o Lançamento de “Vai Malandra” e que o plano surgiu um mês antes da estreia. A mudança teve motivo estratégico: Anitta queria se lançar para o mercado internacional e queria aparecer 3 vezes para que as pessoas começassem a reconhecê-la.

Além do contato com produtores internacionais, Anitta precisou confiar em sua intuição e estudar o que estava fazendo sucesso no exterior para abrir mão do planejamento inicial e ir contra o que sua equipe e produtora consideravam ser o correto, já que músicas em espanhol não estavam em alta no Brasil.

Por isso, precisou desembolsar mais dinheiro para conseguir colocar a música nas rádios. E deu certo. O plano fez sucesso entre os brasileiros e todos os clipes tem milhões de acessos.

Palavras-Chave:

  • Inovação
  • Criatividade
  • Estudo
  • Estratégia

Conclusão

Para finalizar, quando perguntada sobre como exercitar a criatividade, Anitta respondeu que para ela é algo natural, mas falou sobre a importância de estudar seu público, ver o que mercado está fazendo em outros lugares e não ter medo de arriscar.

E não se engane, a verba de Anitta também não é ilimitada. Ela contou que para tornar realidade o "Check Mate", precisou economizar nos lançamentos posteriores, fazendo parceria com outros artistas e que só em "Paradinha" voltou a investir. Afinal, precisamos fazer escolhas, não é mesmo?

Também contou que suas tão comentadas celulites em “Vai Malandra” não eram previstas no escopo do projeto, porém, analisando os custos de tirá-las na edição do vídeo, viu que não valeria a pena financeiramente. As celulites acabaram tornando-se mais um marco na luta por diversidade e representatividade de corpos femininos reais.

Para o RH, destacamos como principais aprendizados a importância de:

  • Inovar;
  • Estar próximo aos colaboradores da empresa;
  • Ser protagonista nas decisões;
  • Apoiar a diversidade na empresa e estar atento às mudanças do mundo;
  • Desenvolver talentos.

Quer uma ajudinha para ter mais tempo e conseguir alcançar esses objetivos? Conheça o RH Digital, o maior lançamento do CONARH 2018, uma plataforma de comunicação corporativa e automação de processos operacionais! Faça demonstração online e gratuita!

Nova call to action

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

Folha de Pagamento Online: quais são as vantagens para o RH?

Desburocratize as tarefas da área de Recursos Humanos com a folha de pagamento online. Conheça as vantagens de uma plataforma online!   A folha de pag...

Read more

3 Dicas para o RH simplificar as obrigações do eSocial nas empresas

Saiba como implementar o novo sistema do eSocial na empresa de forma fácil, ágil e segura!     Toda mudança gera muitas dúvidas e requer adaptações. E...

Read more

A tecnologia como parceira para treinamento de equipe

Saiba como a tecnologia pode ajudar a tornar mais eficaz o treinamento e desenvolvimento de pessoas.    O treinamento e desenvolvimento de pessoas sem...

Read more

Folha de Pagamento no eSocial: como funciona?

Entenda os impactos do eSocial na folha de pagamento e saiba como se adaptar para esta nova realidade sem sofrer imprevistos negativos. Usar o eSocial...

Read more