logo pagga branco

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

A tecnologia como parceira para treinamento de equipe

Saiba como a tecnologia pode ajudar a tornar mais eficaz o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

  

O treinamento e desenvolvimento de pessoas sempre foi essencial para as empresas. Afinal, são essas atividades que permitem reter e aprimorar os talentos. E isso impacta diretamente na competitividade da organização.

Ao mesmo tempo, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma tarefa bastante complicada, especialmente nesta era digital em que vivemos. Encontrar soluções que engajem e acrescentem à rotina dos colaboradores é algo muito individual e difícil de ser replicado para muitos.

Neste sentido, a transformação digital está exercendo um grande impacto. Afinal, as tecnologias permitem tornar o treinamento e desenvolvimento de pessoas mais dinâmico e personalizado.

Tecnologia como ferramenta de desenvolvimento de pessoas

Os treinamentos levam a empresa à aprendizagem e, consequentemente, ao crescimento. E o processo de aprendizado é bastante particular de acordo com cada indivíduo.

Apesar de isso sempre ter sido uma verdade, a nossa realidade está muito diferente atualmente.

Com a difusão da tecnologia, aplicativos, redes sociais e softwares fazem parte da nossa rotina. Afinal, eles nos ajudam a lembrar de tarefas, realizar atividades com maior precisão e, até mesmo, a melhorarmos o nosso bem-estar.

Quando voltamos os olhares para o universo corporativo, não poderia ser diferente. Quer a empresa deseje ou não, a tecnologia já faz parte das rotinas de trabalho. Por isso, o grande diferencial agora está em saber como aproveitá-las da melhor maneira.

Maior produtividade e aprendizado na prática

Uma das grandes vantagens do uso da tecnologia no treinamento e desenvolvimento de pessoas está em trazer mais dinamismo à estas atividades.

Com isso, o conteúdo é melhor absorvido e o colaborador consegue enxergar como ele poderá usar aquele aprendizado em sua rotina.

Imagine que a tecnologia permite ir além do formato tradicional de sala de aula. Com ferramentas do tipo, é possível aplicar testes interativos, aulas em vídeo e, até mesmo, transformar o processo de aprendizagem em jogos.

Como resultado, há maior engajamento dos colaboradores em participar dos treinamentos. E, assim que você usa estes recursos para deixar os conteúdos mais interessante, os níveis de compreensão se tornam maiores.

Consequentemente, é possível garantir mais eficácia em uma atividade tão difícil quanto a de capacitar pessoas diferentes.

Conteúdo a qualquer hora e qualquer lugar

Vale citar que um dos grandes entraves para o treinamento e desenvolvimento de pessoas está em conseguir reunir a todos no mesmo lugar e no mesmo horário. Especialmente quando tratamos de equipes que possuem agendas mais movimentadas, como os gerentes ou vendedores.

Neste sentido, a tecnologia permite que os treinamentos possam ser realizados a qualquer hora e de qualquer lugar. Com isso, não é preciso que todos estejam presentes na mesma sala para aplicar o conteúdo.

Os colaboradores ganham mais autonomia para assistir aos treinamentos. Assim, eles podem acessar o conteúdo em um momento em que estejam tranquilos e dispostos a aprender.

Novamente, este detalhe faz toda a diferença para que os conteúdos sejam absorvidos e, posteriormente, transformados em maior valor para a organização.

Integração e avaliação do conhecimento

Por fim, é importante dizer que a tecnologia permite integrar áreas e promover treinamentos interdisciplinares. Como ela supera as barreiras físicas, fica mais fácil de apresentar outros pontos de vista e de levar os colaboradores a perceberem que suas atividades podem se complementar.

Para o profissional de RH, a tecnologia ainda ajuda a avaliar se os resultados do treinamento foram satisfatórios.

É possível, por exemplo, aplicar testes e acompanhar o resultado em tempo real. Assim, havendo a necessidade de um novo treinamento, a decisão pode ser tomada rapidamente.

Ainda, as novas ferramentas facilitam a integração de novos colaboradores. Ao ter os conteúdos e orientações disponíveis em um sistema, não há a necessidade de reunir as novas contratações em grupos para falar sobre os valores e processos da empresa.

Vocês já utilizam a tecnologia como aliada no treinamento e desenvolvimento de pessoas? Compartilhe nos comentários como têm sido os resultados obtidos!

CTA pagga ebook benefícios-2

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.   A transformação dig...

Read more

Como fazer a admissão de um novo funcionário com o eSocial?

Veja quais eventos devem ser usados para informar uma admissão ao eSocial.   Com o eSocial, a contratação de um novo colaborador deve ser informada an...

Read more

Biblioteca no RH Digital: conheça este novo e importante recurso!

Conheça a Biblioteca no RH Digital e compartilhe documentos com os colaboradores de forma rápida e segura!   Agora é possível compartilhar arquivos, d...

Read more

O uso da tecnologia para recrutar colaboradores

Entenda como o uso da tecnologia no recrutamento traz benefícios para os negócios e, cada vez mais, é um caminho sem volta.   As pessoas e os negócios...

Read more