logo pagga branco

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

Burocracia é o principal desafio para os profissionais de RH. Como resolver?

Veja como eliminar a burocracia do RH, otimizar processos e tornar a área mais estratégica para que a organização ganhe mais em inovação!

A inovação é uma necessidade cada vez mais presente no mundo corporativo. E, para isso, as empresas precisam apostar em soluções criativas não apenas focadas no cliente final, como também na gestão de pessoas.

Nesse cenário, o RH precisa diminuir ao máximo a burocracia para que seja possível direcionar os investimentos e as competências dos colaboradores para uma visão estratégica.

Para você ter uma ideia, estudos apontam que 65% dos processos de RH poderiam ser otimizados a partir de tecnologias. Essas tecnologias, por sua vez, poderiam reduzir os custos entre 50% e 70% da área.

Além disso, a maneira como as pessoas se comunicam e interagem está mudando consideravelmente. E isso não vale apenas para o lazer ou para conversar com os amigos. Afinal, já não é mais incomum encontrar empresas que contam com softwares similares às redes sociais para aprimorar a comunicação interna.

A transformação do papel do RH

O uso crescente da tecnologia já chegou ao RH. E não se engane ao achar que esse tipo de investimento é sinônimo de perda de dinheiro.

Ao contrário, utilizar softwares e ferramentas no RH permite que a área perca aquela característica de Departamento Pessoal.

Assim, a gestão deixa de ser focada no pagamento de benefícios ou no recebimento de reclamações, por exemplo. Tornando-se direcionada para a estratégia de melhorar o desempenho dos colaboradores e gerar mais diferenciais para o negócio.

O resultado são níveis maiores de engajamento e satisfação das pessoas. Além disso, o RH consegue valorizar o capital humano e, até mesmo, tornar a empresa mais produtiva e inovadora.

Por que a tecnologia no RH importa

Muito mais do que automatizar atividades simples, a tecnologia tem, de fato, diminuído a burocracia interna em empresas e tornado os processos mais ágeis.

Em algumas empresas, já é possível encontrar sistemas nos quais os colaboradores conseguem solicitar férias, acessar benefícios e, inclusive, se inscreverem em cursos.

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que a tecnologia traz para o RH:

1 – Mais agilidade e facilidade nos processos

Processos complexos e demorados são um dos grandes geradores de burocracia interna no RH. Especialmente quando a realização ou aprovação de tarefas depende de apenas uma pessoa.

As ferramentas podem agilizar esses processos e torna-los automáticos. Assim, eles são realizados dentro do prazo e de forma correta.

Mas não se engane ao achar que os sistemas tecnológicos ajudam apenas a realizar pagamentos. Eles também colaboram para armazenar e organizar documentos, tornar o processo de seleção mais eficaz e realizar avaliações de desempenho dos colaboradores.

2 – Comunicação mais integrada

Empresas com informações dispersas geram ruídos que interferem de forma negativa na produtividade e na retenção de talentos. Por isso, esse costuma ser um dos grandes desafios do profissional de RH.

Com o uso da tecnologia, é possível se comunicar com toda empresa ou, então, de forma personalizada sem que isso acarrete em mais custos ou recursos humanos.

Os novos colaboradores podem ter acesso aos valores e regras da empresa. As equipes podem se informar sobre as últimas conquistas e é possível acompanhar o desempenho de cada área.

Tudo isso de forma centralizada, organizada e em tempo real. Assim, os dados fluem de forma simples e é evitado o conflito de informações.

3 – Possibilidade de monitorar indicadores

Assim como as demais áreas da empresa, o RH também precisa ter e avaliar seus próprios indicadores de desempenho. Afinal, só é possível aprimorar processos e estratégias e divulgar os resultados obtidos com esse tipo de análise.

No entanto, monitorar indicadores de desempenho pode ser uma tarefa bastante desafiadora quando realizada de forma manual.

Com a tecnologia, porém, é possível criar painéis com os dados importantes e acompanha-los em tempo real. Dessa forma, o RH fica munido com informações valiosas para tomar decisões e, inclusive, se antecipar a imprevistos.

É chegado o momento de parar de encarar a tecnologia no setor de RH como um gasto e enxergar os valiosos benefícios que ela traz para diminuir a burocracia e tornar a área mais estratégica.

Além dos benefícios trazidos por esses sistemas, é importante reforçar que a forma como a gestão de pessoas é realizada também está mudando. Afinal, o RH não pode mais se limitar a um Departamento Pessoal. Agora, é preciso focar nos talentos e, assim, tornar o negócio mais competitivo.

 

Quer entender um pouco melhor sobre a importância da tecnologia para o RH? Venha visitar nosso stand no ConaRH. Temos um convite gratuito para você participar da feira, é só clicar no botão abaixo!

Nova call to action

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.   A transformação dig...

Read more

Como fazer a admissão de um novo funcionário com o eSocial?

Veja quais eventos devem ser usados para informar uma admissão ao eSocial.   Com o eSocial, a contratação de um novo colaborador deve ser informada an...

Read more

Biblioteca no RH Digital: conheça este novo e importante recurso!

Conheça a Biblioteca no RH Digital e compartilhe documentos com os colaboradores de forma rápida e segura!   Agora é possível compartilhar arquivos, d...

Read more

O uso da tecnologia para recrutar colaboradores

Entenda como o uso da tecnologia no recrutamento traz benefícios para os negócios e, cada vez mais, é um caminho sem volta.   As pessoas e os negócios...

Read more