logo pagga branco

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

Como fazer a admissão de um novo funcionário com o eSocial?

Veja quais eventos devem ser usados para informar uma admissão ao eSocial.

 

Com o eSocial, a contratação de um novo colaborador deve ser informada antes de sua admissão.

Por isso, é essencial que o departamento de RH faça com antecedência a qualificação cadastral junto ao eSocial. Informando, assim, dados como:

  • PIS
  • CPF
  • Nome Completo
  • Data de nascimento do novo colaborador.

Entenda, a seguir, como o processo de admissão deve ser feito pelo eSocial e tire todas as suas dúvidas sobre o tema para evitar multas!

Admissão é um evento não periódico no eSocial

Antes de tudo, é importante entender que a admissão é considerada como um evento não periódico no eSocial. Sendo que os eventos não periódicos compreendem as informações da relação entre o trabalhador e o empregador durante o período laboral.

Com isso, estes eventos dependem exclusivamente de acontecimentos na vida da empresa ou do trabalhador. Como as contratações, afastamento, demissões, entre outros.

Admissão De Trabalhador – Registro Preliminar

O Registro S-2190 Admissão De Trabalhador – Registro Preliminar é o evento do eSocial que comunica as novas admissões a partir de 01 de março de 2018.

Ele não precisa necessariamente ser usado em todas as admissões. Portanto, ele serve para quando um novo colaborador é admitido e o RH ainda não possui todas as informações sobre ele para enviar ao evento S-2200, que veremos a seguir.

Basicamente, o evento S-2190 solicita apenas o CPF do novo colaborador, nome, data de nascimento e data de admissão.

É importante dizer que o envio deste evento não elimina a obrigatoriedade de transmitir o S-2200, que é o registro responsável pelas Admissões. Com o S-2190, no entanto, você ganha mais tempo para coletar os dados faltantes do novo colaborador.

Evento S-2200 de Admissão do Trabalhador

Este é o evento que trata do primeiro registro relativo a um novo vínculo. Ao transmiti-lo, você deverá informar para o eSocial todos os dados cadastrais e contratuais do novo colaborador.

Aqui, além dos dados ditos acima, você vai precisar transmitir também todos os documentos do colaborador, além do horário de trabalho e outros detalhes.

Vale dizer que, caso você já tenha todos estes dados antes do colaborador iniciar o trabalho, você já pode transmitir o S-2200 e sem passar pelo S-2190.

Ainda é importante ficar atento à regra de sequência dos registros. Primeiro, será preciso transmitir as informações Cadastrais do Trabalhador e só depois as demais ocorrências.

O prazo para envio do Evento S-2200 é até o dia 07 do mês subsequente. Desde que não exista nenhuma ocorrência para esse colaborador.

Casos de ocorrência

Vamos dar um exemplo prático para ilustrar o que seria uma ocorrência de colaborador e, portanto, afetaria o prazo de envio do S-2200 para admissões no eSocial.

Digamos que o evento ainda não foi enviado e o colaborador se acidentou em 15/10/2018 por 17 dias.

O prazo para envio da admissão ao eSocial seria até 07/11/2018. No entanto, como aconteceu uma ocorrência, é preciso antecipar o envio do evento.

Em seguida, você precisará enviar o Evento S-2230, comunicando o afastamento ao eSocial. Sendo que o afastamento deve ser enviado até o dia 07 do mês subsequente ou no 16 dia em que o fato ocorreu.

Com isso, a informação precisaria ser transmitida até o dia 30/10/2018.

Quando o empregado é transferido de uma empresa para outra, em um mesmo grupo econômico, não há a necessidade de fazer o processo de admissão no eSocial. Afinal, nesses casos, a empresa não encerrou o vínculo trabalhista, portanto, a matrícula do empregado não foi alterada.

 

Estar atento à estas regras e prazos o ajudará a cumprir com as obrigações de admissão no eSocial e manter os prazos de acordo. Assim, você evita que a empresa seja multada ou descumpra com alguma regra.

CTA ESOCIAL

 

 

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.   A transformação dig...

Read more

Como fazer a admissão de um novo funcionário com o eSocial?

Veja quais eventos devem ser usados para informar uma admissão ao eSocial.   Com o eSocial, a contratação de um novo colaborador deve ser informada an...

Read more

Biblioteca no RH Digital: conheça este novo e importante recurso!

Conheça a Biblioteca no RH Digital e compartilhe documentos com os colaboradores de forma rápida e segura!   Agora é possível compartilhar arquivos, d...

Read more

Como a PANCO economizou + de 110 mil reais com a Gestão de Saldo do Pagga

Saiba como a PANCO conseguiu uma economia de 12% utilizando a ferramenta de Gestão de Saldo do Pagga!   A PANCO começou a utilizar a plataforma de val...

Read more