logo pagga branco

Como funciona o aplicativo de comunicação corporativa do RH Digital?

Comunicação corporativa eficaz, ágil e segura. Entenda como o RH Digital pode ajudá-lo nesta atividade tão importante dentro de uma empresa!

 

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

Como funciona comunicação corporativa via WhatsApp?

O uso do WhatsApp para o trabalho tem sido cada vez mais frequente. Mas será que essa é realmente uma opção eficaz e segura para a comunicação corporativa da sua empresa?

A evolução da tecnologia e a facilidade de acesso à internet e smartphones está mudando significativamente a maneira como as pessoas se comunicam.

Um grande exemplo disso é a alta adoção de aplicativos como o WhatsApp. A ferramenta deixou de ser uma forma de manter o contato com pessoas próximas já faz um tempo. Agora, também é usada para consumir e trabalhar.

Mas até que ponto será que é válido trazer esse tipo de ferramenta para o ambiente de trabalho?

Continue com a leitura desse artigo e descubra se implementar o WhatsApp na comunicação corporativa vale ou não a pena.

A importância da comunicação corporativa

Antes de tudo, é importante entender que a comunicação corporativa engloba as atividades de gestão e integração de todas as comunicações da empresa. Sejam elas internas ou externas.

A comunicação corporativa, assim, é uma estratégia fundamental para as empresas que desejam se posicionar com diferenciais e querem manter um crescimento sustentável.

Afinal, garantir com que todos os colaboradores estejam em sinergia e promover os valores e a cultura interna é fundamental nesse processo. E, sem uma comunicação clara e eficaz, essa tarefa se torna impossível.

O fenômeno WhatsApp

O WhatsApp se tornou um fenômeno em pouquíssimo tempo. Para você ter uma ideia, o aplicativo já conta com 120 milhões de usuários brasileiros.

A ascensão do WhatsApp foi tão rápida que muitas empresas nem conseguiram se preparar para essa mudança. Por isso, muitas lidam atualmente com um cenário difícil de trabalhar.

Ao mesmo tempo que o WhatsApp é uma ferramenta rápida e eficaz de comunicação, o seu uso pode trazer alguns riscos para a empresa. E é justamente nesse ponto que as dúvidas e controvérsias sobre adotar ou não o aplicativo de forma oficial começam.

Usar ou não o WhatsApp na comunicação corporativa?

Para tomar essa decisão, no entanto, é preciso avaliar alguns pontos. Ao mesmo tempo em que já é natural enviar mensagens ou áudio no WhatsApp para alinhar projetos e lembrar de prazos, a ferramenta pode trazer sérios riscos para a organização.

O primeiro deles está no fato de que, muitas vezes, o WhatsApp está instalado no celular pessoal dos colaboradores. Assim, o hábito de solicitar demandas ou tratar de trabalho fora do expediente se torna comum, abrindo margem para processos trabalhistas e horas extras que não podem ser controladas.

Depois, é preciso ter em mente que o WhatsApp não é um ambiente controlado pela empresa. Por isso, o risco de o aplicativo sair do ar ou, pior ainda, vazar informações confidenciais é grande.

Por fim, é preciso considerar o fato de que o WhatsApp é um grande vilão da produtividade. Justamente por estar no celular pessoal, ele é usado não apenas para tratar de trabalho, como também para entretenimento e assuntos pessoais.

Como melhorar a comunicação sem o WhatsApp?

Adotar o WhatsApp como canal oficial de comunicação interna pode não ser a melhor saída para a sua empresa. Afinal, os riscos que listamos acima são sérios e podem trazer consequências graves para o negócio.

A boa notícia é que é possível aproveitar as características positivas do aplicativo, como as mensagens instantâneas e os diferentes formatos de comunicação, em uma plataforma que fique sob o controle e segurança da organização.

Com o RH Digital, é possível melhorar a comunicação corporativa da sua empresa em um sistema próprio. Assim, todas as informações são protegidas e são facilmente acessíveis e controladas pela empresa.

O melhor de tudo é que o sistema do RH Digital conta com funcionalidades tão boas ou melhores que o WhatsApp, entre elas:

  • Envio de mensagens por áudio, texto, imagem ou vídeo;
  • Criação de grupos de trabalho;
  • Envio de links e arquivos;
  • Comunicação em tempo real;
  • Entre outros.

Dessa forma, todas as mensagens ficam dentro de um sistema próprio da empresa, evitando vazamento e todos os riscos que o WhatsApp pode trazer.

Gostou? Faça uma demonstração gratuita e entenda como funciona o RH Digital!Nova call to action

 

 

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

Como funciona o aplicativo de comunicação corporativa do RH Digital?

Comunicação corporativa eficaz, ágil e segura. Entenda como o RH Digital pode ajudá-lo nesta atividade tão importante dentro de uma empresa!     A com...

Read more

Premiação de funcionários no Natal com o RH Digital

Veja como a ferramenta do RH Digital pode ajudá-lo a planejar e a implementar campanhas de premiação eficazes e altamente motivadoras!   A premiação d...

Read more

4 dinâmicas que o RH pode fazer para estimular a criatividade dos colaboradores

Precisando que os colaboradores inovem mais nos projetos? Conheça alguns exercícios que poderão ajudá-lo nesta difícil tarefa.   As brincadeiras, dinâ...

Read more

4 Aplicativos para facilitar a vida do RH

Os aplicativos ajudam a automatizar e a organizar tarefas importantes do RH. Conheça alguns deles nesse artigo!   A era dos aplicativos chegou. Usamos...

Read more