logo pagga branco

Premiar colaboradores: confira 4 razões

 

A premiação dos colaboradores dentro da empresa é uma forma de garantir o aumento da produtividade e fazer com que seus funcionários sintam-se valorizados. Dando a sensação de pertencimento e fazendo com que estejam engajados com a empresa.

Categorias do blog:

Todos os Posts

Recursos Humanos: o que é possível aprender com as crianças?

Não, você não leu errado. Ainda no clima do Dia das Crianças, listamos 3 coisas que você, profissional de Recursos Humanos, pode, e deve, aprender conversando ou observando as crianças. Continue lendo esse artigo e entenda porquê não somos só nós, adultos, que os ensinamos.

As crianças não conhecem os filtros sociais que aos poucos somos impostos. Elas são mais criativas, pensam rápido e executam mais rápido ainda. E, o melhor, não tem medo de errar.

Confira a seguir 3 habilidades que você deveria aprender com elas!

1- Empatia

Pode parecer apenas uma palavra da moda, mas você sabe o seu real significado? Segundo o dicionário Michaelis, Empatia é:

  • Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
  • Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
  • Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
  • Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.
  • Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.

Alguns estudiosos sobre o assunto explicam que empatia é a capacidade de sentirmos o que sente outra pessoa, sob a ótica dela, se estivéssemos vivenciando a mesma situação. Ou seja, não é apenas se colocar no lugar do outro, é se colocar no lugar do outro, vendo com os olhos do outro e sentindo como se fosse o outro.

Empatia é uma das habilidades mais requisitadas na atualidade e ainda mais importante para quem gere pessoas. Afinal, gerir talentos não se resume ao que a pessoa vive na empresa, ao seu cargo, seus estudos, temos que entender e apoiar o ser humano que ocupa aquele cargo em sua totalidade.

Apenas com empatia conseguimos entender a dor do outro, sua individualidade, seus problemas e suas alegrias.

2- Respeitar as diferenças

A criança não vê cor, não vê raça, não vê credo, não vê orientação sexual. Para ela, todos são iguais e devem ser tratados da mesma forma.

No CONARH 2018, muito foi falado sobre a importância da diversidade nas empresas e sobre o papel do RH nessa missão:

  • Contratar pessoas com perfis diferentes, enriquecendo o intercâmbio cultural da empresa e, consequentemente, criar ações que falem com mais públicos
  • Criar um ambiente de harmonia e respeito internamente

Essa visão é fundamental para a área de recursos humanos. Apenas dessa forma conseguiremos dar reais oportunidades de crescimento para todos. E, claro, a empatia e o exercício dela também são fundamentais nesse ponto.

3- Seja criativo

A criança é, em sua essência, criativa. Inventam brincadeiras, brinquedos, histórias, músicas, desenhos. Com o passar dos anos, é muito comum ficarmos engessados em certos comportamentos e processos e com a correria do dia a dia fica muito difícil exercer a criatividade.

A criatividade está diretamente ligada com a inovação e, hoje, uma empresa que não inova morre. Se você está pensando, “ah, mas isso já não é papel do RH”, pense bem. Quem lida com pessoas precisa, diariamente, inovar.

Para tanto, observemos as crianças:

  • Se exercite: A prática de exercícios ajuda a combater o stress, deixando nossa mente livre para ter mais ideias, dá mais resistência mental e acelera a aprendizagem.
  • Durma bem: uma pesquisa da Universidade de Notre Dame e do Boston College, EUA, provou que, além de consolidar as memórias, dormir ajuda o cérebro a reorganizá-las, selecionando detalhes emocionais e reconfigurando-os para ajudar a produzir ideias novas e criativas.
  • Brinque. É isso mesmo. Jogue um pouco de videogame, conte piadas, monte lego, veja um filme legal ou leia um livro bacana.
  • Não tenha medo de errar e fazer de novo. Quanto mais exercemos nossa criatividade, mais chances temos de acertar.

Apenas dando um tempo para o seu cérebro descansar, você conseguirá recarregar as energias para ser mais criativo e focar no que realmente importa. Experimente colocar em ação essas 3 dicas e depois nos conte se você conseguiu ficar mais criativo!

Você quer melhorar e otimizar os processos do RH da sua empresa? Então esse ebook é para você!

 

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

Premiar colaboradores: confira 4 razões

  A premiação dos colaboradores dentro da empresa é uma forma de garantir o aumento da produtividade e fazer com que seus funcionários sintam-se valor...

Read more

Premiação para funcionários: saiba quais são as melhores opções

  A premiação para os funcionários serve como uma forma de incentivo, uma forma de motivar a sua equipe. As premiações de funcionários podem ser feita...

Read more

Cartão de benefícios: quais as vantagens?

Com a competitividade e exigências do mercado de trabalho, está cada vez mais difícil manter os funcionários motivados dentro do ambiente empresarial....

Read more

Cultura organizacional: qual a importância para a empresa?

  Toda empresa, independente do seu porte, depende do desempenho dos funcionários para determinar se os negócios serão prósperos ou não. Todo negócio ...

Read more