Não, você não leu errado. Ainda no clima do Dia das Crianças, listamos 3 coisas que você, profissional de Recursos Humanos, pode, e deve, aprender conversando ou observando as crianças. Continue lendo esse artigo e entenda porquê não somos só nós, adultos, que os ensinamos.
As crianças não conhecem os filtros sociais que aos poucos somos impostos. Elas são mais criativas, pensam rápido e executam mais rápido ainda. E, o melhor, não tem medo de errar.
Confira a seguir 3 habilidades que você deveria aprender com elas!
1- Empatia
Pode parecer apenas uma palavra da moda, mas você sabe o seu real significado? Segundo o dicionário Michaelis, Empatia é:
- Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
- Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
- Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
- Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.
- Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.
Alguns estudiosos sobre o assunto explicam que empatia é a capacidade de sentirmos o que sente outra pessoa, sob a ótica dela, se estivéssemos vivenciando a mesma situação. Ou seja, não é apenas se colocar no lugar do outro, é se colocar no lugar do outro, vendo com os olhos do outro e sentindo como se fosse o outro.
Empatia é uma das habilidades mais requisitadas na atualidade e ainda mais importante para quem gere pessoas. Afinal, gerir talentos não se resume ao que a pessoa vive na empresa, ao seu cargo, seus estudos, temos que entender e apoiar o ser humano que ocupa aquele cargo em sua totalidade.
Apenas com empatia conseguimos entender a dor do outro, sua individualidade, seus problemas e suas alegrias.
2- Respeitar as diferenças
A criança não vê cor, não vê raça, não vê credo, não vê orientação sexual. Para ela, todos são iguais e devem ser tratados da mesma forma.
No CONARH 2018, muito foi falado sobre a importância da diversidade nas empresas e sobre o papel do RH nessa missão:
- Contratar pessoas com perfis diferentes, enriquecendo o intercâmbio cultural da empresa e, consequentemente, criar ações que falem com mais públicos
- Criar um ambiente de harmonia e respeito internamente
Essa visão é fundamental para a área de recursos humanos. Apenas dessa forma conseguiremos dar reais oportunidades de crescimento para todos. E, claro, a empatia e o exercício dela também são fundamentais nesse ponto.
3- Seja criativo
A criança é, em sua essência, criativa. Inventam brincadeiras, brinquedos, histórias, músicas, desenhos. Com o passar dos anos, é muito comum ficarmos engessados em certos comportamentos e processos e com a correria do dia a dia fica muito difícil exercer a criatividade.
A criatividade está diretamente ligada com a inovação e, hoje, uma empresa que não inova morre. Se você está pensando, “ah, mas isso já não é papel do RH”, pense bem. Quem lida com pessoas precisa, diariamente, inovar.
Para tanto, observemos as crianças:
- Se exercite: A prática de exercícios ajuda a combater o stress, deixando nossa mente livre para ter mais ideias, dá mais resistência mental e acelera a aprendizagem.
- Durma bem: uma pesquisa da Universidade de Notre Dame e do Boston College, EUA, provou que, além de consolidar as memórias, dormir ajuda o cérebro a reorganizá-las, selecionando detalhes emocionais e reconfigurando-os para ajudar a produzir ideias novas e criativas.
- Brinque. É isso mesmo. Jogue um pouco de videogame, conte piadas, monte lego, veja um filme legal ou leia um livro bacana.
- Não tenha medo de errar e fazer de novo. Quanto mais exercemos nossa criatividade, mais chances temos de acertar.
Apenas dando um tempo para o seu cérebro descansar, você conseguirá recarregar as energias para ser mais criativo e focar no que realmente importa. Experimente colocar em ação essas 3 dicas e depois nos conte se você conseguiu ficar mais criativo!