logo pagga branco

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

Por que pagar benefícios opcionais para o seu funcionário

Toda empresa que trabalha em regime de contratação CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) deve fornecer ao seu colaborador uma série de benefícios previstos em lei, que não foram alterados com a Reforma Trabalhista.

Os benefícios obrigatórios (Vale-Transporte, Férias Remuneradas, 13º salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Adicional Noturno) não podem ser alterados ou descumpridos por constarem na Constituição Federal 

Além dos obrigatórios, as empresas podem optar por incluir outros benefícios. já que eles estimulam os funcionários, restauram a lealdade à empresa e aumentam o engajamento da equipe.

Em tempos de alta rotatividade de equipe, e de empresas cada vez mais competitivas, é fundamental contar com uma equipe coesa e estimulada. Confira alguns benefícios opcionais que podem estimular os funcionários!

 

  • Vale-refeição: Não é obrigatório por lei, porém é usual que os funcionários recebam e acaba sendo um item esperado por todos, mesmo em empresas pequenas. Porém, empresas com mais de 300 funcionários são obrigadas a fornecer ou o Vale-Refeição ou almoço/jantar a seus funcionários em lugar reservado para este fim.
  • Vale-alimentação: é destinado a ajudar o funcionário com as compras de mercado.
  • Assistência médica: com os planos de saúde, as empresas arcam com maior parte do valor destinado às operadoras, os funcionários têm uma coparticipação, com valor dependendo do plano escolhido, mas muito abaixo do que a contratante paga e que cobrariam dele em um plano particular.
  • Bolsas de estudo: visando o desenvolvimento do funcionário e posteriormente um ganho para empresa, as bolsas de estudo são uma relação de ganha-ganha, na qual os dois tiram proveito.
  • Auxílio-creche: as contratantes precisam disponibilizar um espaço para as mães deixarem seus filhos pequenos, durante o horário de trabalho.

 

Caso queiram, as empresas podem pagar o plano na totalidade, sem descontos ao colaborador.

 

  • Plano odontológico: benefício com funcionalidade semelhante ao planos de saúde, com valores bem mais baixos para ambas as partes e que visa apenas tratamentos dentários.
  • Vale-Cultura: créditos mensais, cumulativos que podem ser usados em produtos culturais (livrarias, cinemas, teatros, etc.), em qualquer região do país.

 

As empresas podem oferecer bolsas totais ou parciais em cursos e especializações que, geralmente, complementam a área de formação do funcionário.

Este espaço pode ser interno ou externo, podendo ter convênios com lugares especializados. Uma outra forma, é disponibilizar um valor mensal à colaboradora por meio de um sistema de reembolso para a mãe escolher onde quer deixar seu filho.

Se a sua empresa possui mais de 30 funcionários, é obrigatória a cessão desse benefício, empresas que não chegam a esse número tem a opção de aderir ou não.

 

Vantagens de oferecer benefícios opcionais aos funcionários

Com um mercado cada vez mais competitivo, atrair e, depois, reter funcionários capacitados é um desafio para todo setor de RH.

Muitas vezes, as empresas não podem arcar com altos salários e os impostos gerados. Os benefícios podem ser o diferencial para trazer os melhores de cada área para a empresa.

Além de garantir melhor qualidade de vida ao trabalhador, diminuindo suas preocupações com as contas básicas, como alimentação e saúde. Consequentemente, teremos um funcionário que rende mais.

Outra vantagem, é trabalhar a motivação de seus colaboradores: ter a certeza que a empresa onde trabalha, está preocupada e atenta ao seu bem estar, é um fator motivador, e funcionários motivados rendem sempre mais.

 

Faça o que for possível

A dica importante é achar o equilíbrio entre o fornecimento de benefícios e o quanto sua empresa pode arcar.

Existem outras formas de dar algum tipo de ganho ao funcionário sem onerar tanto sua folha, como trabalhar com sorteios periódicos de prêmios externos, e neste quesito pode ser qualquer coisa: produtos eletrônicos, ingressos para eventos, dia de beleza e por aí vai.

Lembre-se: salário e benefícios sozinhos não garantem um bom ambiente de trabalho, se esforce para proporcionar um lugar apto para o desenvolvimento profissional e que garanta mais sintonia entre os colaboradores.

Oferecer ou não benefícios para os funcionários?

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.   A transformação dig...

Read more

Como fazer a admissão de um novo funcionário com o eSocial?

Veja quais eventos devem ser usados para informar uma admissão ao eSocial.   Com o eSocial, a contratação de um novo colaborador deve ser informada an...

Read more

Biblioteca no RH Digital: conheça este novo e importante recurso!

Conheça a Biblioteca no RH Digital e compartilhe documentos com os colaboradores de forma rápida e segura!   Agora é possível compartilhar arquivos, d...

Read more

O uso da tecnologia para recrutar colaboradores

Entenda como o uso da tecnologia no recrutamento traz benefícios para os negócios e, cada vez mais, é um caminho sem volta.   As pessoas e os negócios...

Read more