logo pagga branco

Premiar colaboradores: confira 4 razões

 

A premiação dos colaboradores dentro da empresa é uma forma de garantir o aumento da produtividade e fazer com que seus funcionários sintam-se valorizados. Dando a sensação de pertencimento e fazendo com que estejam engajados com a empresa.

Categorias do blog:

Todos os Posts

Gestor de RH: conheça os maiores desafios para 2019

 

Conheça as principais mudanças e tendências do RH para preparar a equipe e os processos para 2019!

O RH está assumindo cada vez mais uma posição estratégica na empresa. Afinal, é dele que depende a captação e retenção de talentos, bem como a disseminação dos valores da organização.

Essas atividades são fundamentais para que a empresa se mantenha competitiva e cresça de forma sustentável. No entanto, a difusão da tecnologia e a mudança na forma como nos relacionamos e trabalhamos está gerando novos desafios para o RH.

Pensando nisso, levantamos algumas das tendências e exigências do mercado que farão com que os gestores da área precisem rever processos. Conheça quais são eles a seguir:

Contratação, diversidade e inclusão

A diversidade, com certeza, é um dos temas que têm sido amplamente discutidos na sociedade. E apesar de existirem leis que determinem a inclusão nas empresas, essa é uma postura que ainda acontece pouco na prática.

É importante ter em mente que é a diversidade que transforma um lugar, tornando-o mais rico com diferentes pontos de vista. E, nesse sentido, é preciso considerar não apenas os portadores de deficiência, como também pessoas transgênero, mulheres, negros e demais minorias.

Para implementar uma cultura de diversidade na empresa é preciso, antes de tudo, desenvolver valores que vão de encontro a isso. Promover o trabalho igualitário, respeitoso e a colaboração são algumas das ações que devem ser reforçadas constantemente.

Além disso, pode ser preciso adaptar os espaços físicos e também capacitar o RH para contratar e gerenciar os novos colaboradores.

Comunicação integrada e constante

A comunicação ainda é um dos grandes desafios do RH. E com a adoção de meios ágeis de comunicação, como as redes sociais e o WhatsApp, essa vai se tornar uma barreira cada vez maior de ser superada.

A nova geração de colaboradores deseja participar ativamente dos processos da empresa. Por isso, é fundamental realizar pesquisas internas, brainstorms e envolver os indivíduos em atividades como Canvas para integrar as equipes.

Tudo isso de forma digital e que vá de encontro às novas ferramentas e formato de comunicação usados amplamente na atualidade.

Incertezas econômicas vs. segurança dentro da empresa

Esse, talvez, seja um dos grandes desafios para o RH e para as empresas em 2019. Afinal, estamos vivendo um momento de grandes conturbações políticas e não sabemos o que esperar da economia e da sociedade no próximo ano.

Nesse cenário, o RH desempenha o importante papel de manter o ambiente interno seguro. Além de elevar a autoestima e a motivação dos colaboradores para que eles continuem dando o seu melhor, mesmo em meio à cenários incertos e turbulentos.

Essa não é uma tarefa nada fácil. Afinal, a tendência é que os ânimos caiam, especialmente quando parece que não há esperança de melhoras. No entanto, é possível reverter a situação para que a equipe continue unida e produtiva.

Tecnologia como apoio ao RH

Um setor estratégico como o RH precisa diminuir ao máximo o tempo gasto em atividades operacionais. Ou seja, tarefas de Departamento Pessoal como pagamentos de benefícios e controle de férias e horários.

Para isso, contar com o apoio de ferramentas que permitam automatizar essas tarefas é primordial.

Assim, é possível focar os esforços no planejamento e nas estratégias. Ao mesmo tempo em que se diminui os erros e o retrabalho.

Flexibilidade de trabalho

Por fim, é importante reforçar que o perfil dos colaboradores mudou. A busca pela estabilidade não é mais um critério de peso na escolha do trabalho. Hoje, as novas gerações buscam por empregos que estejam alinhados aos seus valores e os tragam satisfação pessoal.

Por isso, regras rígidas de hierarquia e horários de trabalho estão cada vez mais afastando os talentos da empresa. É preciso flexibilizar, promover gestões horizontais e começar a adotar o trabalho remoto como a nova realidade.

Fazer essa mudança tão drástica de uma hora para outra pode ser difícil. No entanto, é possível ir se adaptando aos poucos e avaliando os impactos na produtividade.

Assim, é possível manter os colaboradores mais engajados, ao mesmo tempo em que a empresa não assume riscos grandes com a possibilidade de diminuir resultados.

Você já vive alguns desses desafios do RH atualmente? Conte para a gente nos comentários e vamos debater mais sobre o tema!

 Nova call to action

 

 

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

Premiar colaboradores: confira 4 razões

  A premiação dos colaboradores dentro da empresa é uma forma de garantir o aumento da produtividade e fazer com que seus funcionários sintam-se valor...

Read more

Premiação para funcionários: saiba quais são as melhores opções

  A premiação para os funcionários serve como uma forma de incentivo, uma forma de motivar a sua equipe. As premiações de funcionários podem ser feita...

Read more

Cartão de benefícios: quais as vantagens?

Com a competitividade e exigências do mercado de trabalho, está cada vez mais difícil manter os funcionários motivados dentro do ambiente empresarial....

Read more

Cultura organizacional: qual a importância para a empresa?

  Toda empresa, independente do seu porte, depende do desempenho dos funcionários para determinar se os negócios serão prósperos ou não. Todo negócio ...

Read more