logo pagga branco

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

Cultura organizacional: qual a importância para a empresa?

Toda empresa, independente do seu porte, depende do desempenho dos funcionários para determinar se os negócios serão prósperos ou não. Todo negócio possui uma cultura organizacional, mesmo que ela não esteja explícita. É com a forma como os negócios são feitos, com o tratamento dos gestores para com os funcionários, que a cultura organizacional vai sendo disseminada entre os colaboradores.

A cultura organizacional pode ser caracterizada pelos valores, missões, visões, hábitos, comportamentos e ética de uma empresa. De acordo com esses critérios, os funcionários podem se sentir motivados e ajudar no seu crescimento.

Uma cultura organizacional bem definida é o primeiro passo para um caminho de sucesso para a empresa. Para os funcionários, a cultura é como os colaboradores enxergam a empresa e como as informações são passadas e tratadas com eles. Ou seja, ter uma cultura desorganizada pode fazer com que haja ruídos na comunicação, o que acaba desmotivando muitos funcionários.

É por esse motivo que a cultura organizacional deve ser tratada abertamente com todos os funcionários, não só apenas no momento da contratação, mas também disponível em ambientes comuns para que seja consultada frequentemente. Empresas que possuem uma boa cultura organizacional fazem questão de deixar sua visão, missão e valores bem visíveis, acessíveis desde o funcionário com o menor cargo até às pessoas com os maiores empregos.

Como mostrar a cultura organizacional para os meus colaboradores?

A cultura organizacional pode ser disseminada através de banners, murais e em encontros periódicos com os funcionários. O contato direto com o CEO e Gestores é um ponto positivo para os funcionários, que sentem-se como parte de algo maior e percebem que o que fazem está fazendo a diferença em um todo. A sensação de pertencimento faz com que os funcionários vistam a camisa e sintam orgulho de trabalhar para determinada empresa.

Uma cultura organizacional bem transmitida, faz com que os funcionários colaborem para a evolução da empresa, mantendo-os engajados em suas atividades diárias. É fundamental que os colaboradores conheçam a cultura organizacional da empresa, fazendo com que os mesmos entendam quais atitudes são boas ou não dentro do ambiente de trabalho. Além disso, ter a cultura organizacional bem explicada para os funcionários, faz com que os mesmos saibam e estejam de acordo com as missões, visões e valores da empresa, evitando que um funcionário se comporte de maneira completamente inadequada dentro do seu cargo.

Os líderes são os fomentadores da cultura organizacional de uma empresa. Eles possuem contato direito com os funcionários e são responsáveis por transmitir todos os valores e visões. Além disso, consegue orientar e direcionar o comportamento dos seus funcionários diretos, fazendo com que a conduta de todos seja condizente com o que é considerado ideal para a empresa.

O papel do líder é orientar os funcionários, não esquecendo de valorizar cada um dos membros que contribuem para o sucesso da empresa.

Um ambiente com cultura organizacional falha, é um ambiente de trabalho não saudável, onde existe fofoca, gestores agindo como chefes e não líderes, funcionários tentando "puxar o tapete" dos outros para ganhar promoções, entre outros fatores.

Esse fatores são muito prejudiciais para a saúde da empresa pois, funcionários desmotivados refletem diretamente no desempenho do trabalho, o que acaba por reduzir vendas e diminuir o lucro da empresa.

Como disseminar a cultura organizacional na minha empresa?

Agora que você entende a importância de conversar sobre a cultura organizacional da sua empresa, é necessário mostrar aos seus funcionários quais são seus objetivos e valores dentro da organização a médio, curto e longo prazo.

Para isso, você pode precisar de ajuda de um setor de Recursos Humanos especializado na comunicação direta com colaboradores. O Pagga, é uma empresa de RH responsável por trazer às empresas o tratamento humanizado de funcionários, especificando seus benefícios, fazendo a gestão de vale-transporte e vale-refeição e automatizando a folha de pagamento dos funcionários.

Entre em contato conosco e pare de correr o risco de não reter talentos dentro da sua empresa! Estamos prontos para ajudá-lo a disseminar a cultura organizacional para os seus colaboradores!

CTA pagga ebook benefícios-1

 

 

 

 

 

 

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

#Tendência RH: cada vez mais mobile

Entenda como o mobile pode colaborar para automatizar as tarefas do RH e tornar a área mais estratégica dentro das organizações.   A transformação dig...

Read more

Como fazer a admissão de um novo funcionário com o eSocial?

Veja quais eventos devem ser usados para informar uma admissão ao eSocial.   Com o eSocial, a contratação de um novo colaborador deve ser informada an...

Read more

Biblioteca no RH Digital: conheça este novo e importante recurso!

Conheça a Biblioteca no RH Digital e compartilhe documentos com os colaboradores de forma rápida e segura!   Agora é possível compartilhar arquivos, d...

Read more

O uso da tecnologia para recrutar colaboradores

Entenda como o uso da tecnologia no recrutamento traz benefícios para os negócios e, cada vez mais, é um caminho sem volta.   As pessoas e os negócios...

Read more