logo pagga branco

RH: como fazer gestão de benefícios

Os benefícios oferecidos por uma empresa possuem diversas funções, tanto para os funcionários quanto para os gestores. 

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

Qual o impacto do incentivo a funcionários na minha empresa?

Com o passar dos anos, as empresas começaram a entender que não basta ter funcionários qualificados. Era preciso fazer com que eles se sentissem motivados constantemente.

 

Incentivar os funcionários pode elevar o nível de produtividade da empresa. Além de aumentar a qualidade dos serviços entregues pelos colaboradores.

 Entenda como incentivar seus funcionários e qual o real impacto da motivação dos colaboradores dentro da sua empresa!

Como incentivar um funcionário a produzir mais e com qualidade

Existem diversos fatores que podem ajudar um funcionário a sentir-se motivado. Eles vão desde oferecer uma boa infraestrutura, assim como o fornecimento de equipamentos que suprem as necessidades tecnológicas para cada função.

 Conheça alguns outros fatores de incentivo aos funcionários

  • Ter processos bem explicados e eficientes dentro do ambiente de trabalho;
  • Oferecer uma relação próxima entre o setor de RH e funcionários, possibilitando a troca de informações e aprimoramento de gestão de pessoas;
  • Criar e explicar processos de promoção e plano de carreira dentro da empresa;
  • Oferecer capacitação para os funcionários, tanto para utilização dos sistemas da empresa, quanto para o desenvolvimento pessoal, com cursos extracurriculares;
  • Criar benefícios coerentes com as necessidades dos funcionários.

 Implementar um programa de incentivo a funcionários é uma das tarefas mais complicadas para os gestores. É muito comum que, em um primeiro momento, o planejamento de incentivo tenha que passar por diversas mudanças até chegar no seu molde ideal.

 Encontrar meios realmente eficazes para motivar os funcionários, fazendo com que eles sintam-se valorizados, garante uma retenção dos colaboradores e um aumento de performance.

 Para implementar ações de incentivo dentro da empresa, é preciso pensar nos três pilares do incentivo aos funcionários: reconhecimento, motivação e recompensa. Tendo em mente esses três pilares, o planejamento das ações de incentivo serão muito mais assertivas e eficazes.

 

 Vamos entender um pouco mais sobre cada um desses pontos:

Como mostrar reconhecimento ao meu funcionário?

O reconhecimento é um fator muito importante para manter o funcionário incentivado dentro do ambiente de trabalho. Procure validar as atitudes boas do seu colaborador, sempre ressaltando seus feitos em e-mails, reuniões e até mesmo pessoalmente para ele e para os outros funcionários.

 Uma boa estratégia é montar um mural de atividades que fique visível à todos os funcionários. Dessa forma, você poderá colocar elogios aos funcionários e os motivos pelos quais eles estão sendo prestigiados.

Reconhecer atitudes como a colaboração com os colegas de trabalho, suas atitudes na resolução de problemas, ideais criativas e funcionais, ajudam a dar ao funcionário uma energia maior para continuar seu trabalho e sempre procurar trazer mais inovações para a empresa.

Como trabalhar a motivação dos funcionários

Fazer com que os funcionários vistam a camisa da empresa é uma tarefa difícil. A motivação é como um copo de cristal, ou seja, é algo extremamente frágil e deve ser tratado com muito cuidado.

 Para motivar um funcionário, não basta oferecer um salário de acordo com as atividades prestadas. Estudos mostram que a motivação de um colaborador vai muito além do valor recebido ao final de cada mês. 

 

A motivação pode ser feita de diversas formas: 

  • Apresente um feedback mensal para cada funcionário (ressaltando suas boas ações e os pontos a melhorar);
  • Proponha desafios únicos e dê a eles as ferramentas para concluí-los;
  • Ofereça um espaço no escritório que seja voltado para o descanso e entretenimento;
  • Conheça e entenda melhor os seus funcionários, seus pontos fortes, fracos e planos para o futuro;
  • Mostre que o trabalho executado por cada um é extremamente importante para o funcionamento de toda a engrenagem da empresa.

Oferecendo recompensas aos funcionários

Os três pilares do incentivo dos funcionários (reconhecimento, motivação e recompensa.) funcionam de forma intrínseca. Cada uma delas tem sua própria importância para atingir o bem estar dentro do ambiente de trabalho.

Ao reconhecer o trabalho de funcionário, isso fará com que ele se sinta ainda mais motivado a ser e oferecer mais para a empresa. Percebendo a motivação do funcionário, o gestor poderá oferecer recompensas para o colaborador.

Quando pensamos em recompensas, muitas vezes fazemos uma ligação direta com dinheiro. Realmente, oferecer uma bonificação extra aos funcionários é muito eficaz e agrada na maioria das vezes.

Porém, os gestores da empresa podem se esforçar mais em planejar as recompensas aos funcionários, dando a sensação de que eles realmente pensaram e se preocuparam com o que os colaboradores iriam receber como bonificação.

Criar um sistema de recompensa faz com que os funcionários saibam exatamente o que deve ser feito para atingir determinados prêmios. Os prêmios também podem ser variados, ou podem ser escolhidos pelos próprios funcionários. Entre as recompensas de trabalho podemos listar: 

  • Day-Off em um dia da semana;
  • Home Office em uma segunda ou sexta-feira do mês;
  • Ingressos para cinema, show ou teatro;
  • Almoço de confraternização da equipe;
  • Passeio em um ponto turístico ou exótico;
  • Brindes personalizados.
  • Cartão de premiação para o funcionário escolher o que quiser

Quais os benefícios de incentivar os funcionários?

Oferecer um plano de incentivo aos funcionários só trará benefícios para sua empresa. Além de reduzir as despesas com contratações, a fidelização dos clientes e funcionários aumenta significativamente.

Com funcionários devidamente motivados e recompensados, a empresa não terá que se preocupar com a perda de colaboradores para os concorrentes.

 O incentivo ao colaborador faz com que as rotinas sejam otimizadas, garantindo a melhoria no trabalho e a ampliação do faturamento. Funcionários motivados fazem seus trabalhos de uma maneira mais rápida e sem erros, sempre buscando ter reconhecimento e recompensas pelos seus atos.

Quais empresas podem fazer um programa de incentivo aos funcionários

O ideal é que todas as empresas oferecessem incentivos e benefícios adequados aos funcionários. É certo que, empresas que incentivam seus colaboradores, possuem uma retenção de talentos muito maior do que empresas que oferecem “apenas” bons salários.

O incentivo deverá ser dado de acordo com o momento de vida dos profissionais. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa para identificar quais são as premiações mais valorizadas pela equipe.

Depois de ouvir os funcionários, é hora de colocar a mão na massa e começar a fazer um planejamento inteligente das ações de incentivo. Uma campanha de incentivo de sucesso depende de diversos fatores, como por exemplo, o treinamento e engajamento dos funcionários com as ações propostas pela empresa.

O planejamento de incentivo deverá possuir regras claras, que devem ser divulgadas abertamente para todos os funcionários. Para ter um planejamento de incentivo de sucesso é preciso estabelecer os objetivos e quais são os meios para alcançá-los.

Como começar a fazer um planejamento de incentivo aos funcionários

No site do Pagga, você encontra um sistema de planejamento de incentivo aos funcionários completo e muito intuitivo. Com a intenção de aumentar a produtividade e motivação dos vendedores e parceiros, nossa campanha de incentivo pode ser criada em minutos!

A ferramenta de criação de campanha de incentivo da Pagga oferece diversos benefícios aos funcionários, como por exemplo, a criação de campanhas completamente personalizadas, criação de regras automáticas e envio de e-mail marketing para todos os funcionários cadastrados.

O resgate dos prêmios também é facilitado. Os gestores podem optar por fazer o depósito diretamente em um cartão pré-pago com o nome do funcionário ou oferecer pontos que podem ser trocados nos sites parceiros da Pagga.

Entre em contato conosco agora mesmo e comece a incentivar seus funcionários com premiações e benefícios!

 

CTA LP call com consultor-1

 

 

 

 

 

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

RH: como fazer gestão de benefícios

Os benefícios oferecidos por uma empresa possuem diversas funções, tanto para os funcionários quanto para os gestores.    Ao mesmo tempo que os colabo...

Read more

4 dicas para melhorar a gestão de benefícios na sua empresa

Oferecer benefícios como vale-refeição aos funcionários, já é um motivo de desempate entre as empresas que concorrem por funcionários qualificados e q...

Read more

Como seu RH pode produzir mais utilizando softwares especializados

A implementação da tecnologia em todos os âmbitos empresariais trouxe a oportunidade de gerar mais produtividade, garantindo a qualidade de produtos e...

Read more

Qual o impacto do incentivo a funcionários na minha empresa?

Com o passar dos anos, as empresas começaram a entender que não basta ter funcionários qualificados. Era preciso fazer com que eles se sentissem motiv...

Read more