logo pagga branco

RH: como fazer gestão de benefícios - Pagga

Os benefícios oferecidos por uma empresa possuem diversas funções, tanto para os funcionários quanto para os gestores. 

 

Categorias do blog:

Todos os Posts

Como engajar os colaboradores da minha empresa - Pagga

Um dos maiores desafios das empresas, independente do seu tamanho, é manter os funcionários engajados com os valores e objetivos da empresa. Para os colaboradores, não há nada mais decepcionante do que sentir o ambiente de trabalho pesado, ter a sensação de ir trabalhar por obrigação e não perceber o seu real valor dentro de uma empresa.

 A falta de engajamento dentro de uma empresa faz com que a qualidade do trabalho caia drasticamente, uma vez que a produtividade dos funcionários diminui à medida que não se sentem motivados dentro do ambiente de trabalho.

 Muitos empresários começaram a notar que não basta apenas oferecer um salário e condições dignas de trabalho, é preciso pensar no bem estar e no valor de cada colaborador como um membro ativo dentro da equipe.

 Aprenda agora como engajar os colaboradores dentro da sua empresa!

O que são funcionários engajados?

Engana-se quem pensa que funcionários engajados são aqueles colaboradores motivados dentro da empresa. Sem as ferramentas corretas, a motivação pode ir pelo ralo ao perceber que não existe reconhecimento, plano de carreira ou até mesmo recompensas pelos esforços dentro da empresa.

 Um funcionário engajado é aquele que veste a camisa da empresa com orgulho em pertencer àquela organização. Demonstra comprometimento com suas entregas e está sempre disposto a ajudar seus companheiros de equipe para apresentar melhores resultados para a empresa.

 O colaborador engajado é proativo e está sempre disposto a fazer mais pela empresa, sem colocar empecilhos nas atividades apresentadas e tentando sempre buscar as melhores alternativas e soluções para todos.

Lembre-se: um funcionário engajado é o principal responsável pelos bons resultados da sua empresa!

O engajamento pode ser classificado por ter ações:

  • Sentir: Um funcionário que sente que faz parte da organização de forma ativa e significativa, sente-se motivado a fazer seu melhor uma vez que percebe que seu desempenho será um fator determinante nos resultados da empresa;
  • Pensar: O profissional entende todos os processos da empresa, assim como está de acordo com seus valores e plano de carreira;
  • Agir: Um colaborador que sente-se bem-vindo dentro da empresa e entende seu real papel naquela organização, fará o que for necessário para que o negócio tenha sucesso.

Muitas vezes, o dono da empresa não tem tempo hábil para lidar com todos os funcionários da sua organização. É por esse motivo que é essencial que os CEOs deleguem líderes para cada um dos setores da empresa. Escolher um bom líder é o primeiro passo para contribuir com o engajamento dos colaboradores.

Escolhendo um Líder para a minha empresa

Uma liderança ruim pode causar falta de produtividade dos seus colaboradores, assim como deixá-los cada vez mais desmotivados. Os gestores devem passar por treinamentos e avaliações constantes, sempre buscando as melhores alternativas para liderar uma equipe com eficácia.

 Os gestores são vistos pelos colaboradores como figuras das quais temos que nos inspirar e podemos confiar. São pessoas que podem escutar nossas dificuldades e resolver problemas maiores.

 Todo gestor tem como objetivo conhecer melhor cada um dos seus funcionários e assim identificar seus pontos fortes e fracos e como eles podem ser melhor aproveitados no ambiente de trabalho. Cada membro da equipe deve sentir-se como uma peça chave para o desempenho positivo da empresa.

 Ser um líder não é sinônimo de dar ordens e apenas feedbacks negativos, mas sim, servir como ferramenta de inspiração para os funcionários trabalharem mais motivados dentro de suas funções.

Dê aos seus colaboradores um sentimento de propósito dentro da empresa

Um dos fatores que gera frustração nos funcionários é perceber que seus esforços não estão sendo reconhecidos. O famoso sentimento de que o que está sendo feito não serve para nada em uma visão macro sobre a empresa.

 Cada colaborador deve sentir que está fazendo algo relevante todos os dias e que são importantes dentro do ambiente de trabalho. Os gestores tem como objetivo demonstrar constantemente que os esforços de cada um da equipe estão trazendo resultados positivos dentro da empresa.

 É por esse motivo que para obter funcionários engajados, devemos ter metas bem definidas para todos. As metas incentivam os funcionários a trabalharem com motivação para alcançá-las. Também é importante reconhecer quando as metas forem atingidas e premiar de alguma forma cada um dos colaboradores.

 Os líderes também devem desafiar seus colaboradores a serem melhores, ou seja, é importante que sejam dadas tarefas e responsabilidades para cada membro da equipe, dando a eles a autonomia para decidir sobre determinados assuntos.

Seus funcionários conhecem o plano de carreira da sua empresa?

Um dos motivos das empresas não conseguirem reter talentos é a falta de um plano de carreira bem definido dentro da empresa. Um dos fatores de engajamento para os colaboradores é entender onde eles estão nesse momento e para onde eles podem ir dentro de uma organização.

 É papel do líder conversar abertamente com os funcionários sobre o plano de carreira e o que deve ser feito para alcançar cada uma das etapas de promoção. Ter uma oportunidade de crescimento dentro da empresa é um dos fatores mais valorizados pelos funcionários e devem ser levados a sério pelos gestores.

Como engajar os colaboradores da minha empresa?

Alguns dos pontos mais valorizados pelos funcionários na tomada de decisão sobre a qualidade de uma empresa, são os benefícios oferecidos.

 Atualmente, muitas empresas não oferecem as condições mínimas como vale-transporte e vale-refeição, que estão previstos em lei.

 

Leia também: Gestão de vale-transporte do funcionário: leis e dicas

 

Caso a sua empresa ainda não ofereça esses benefícios, é preciso começar a pensar na sua implementação o mais rápido possível! Para isso, conte com a Pagga para fazer a gestão de benefícios para os funcionários da empresa como vale transporte, folha de pagamento e muito mais!

CTA pagga ebook benefícios-1

 

 

Pagga Tecnologia
SOBRE O AUTOR | Pagga Tecnologia
Somos uma empresa de tecnologia de pagamentos com soluções automatizadas e inovadoras que facilitam os processos em sua empresa e tornam sua vida mais fácil.
storage-ebook-01-capa2

Benefícios para funcionários: conheça a importância dessa prática!

Você tem dúvidas sobre quais benefícios oferecer para os funcionários? Nosso ebook irá te ajudar!

Baixe o ebook agora!
Posts mais recentes

RH: como fazer gestão de benefícios - Pagga

Os benefícios oferecidos por uma empresa possuem diversas funções, tanto para os funcionários quanto para os gestores.    Ao mesmo tempo que os colabo...

Read more

4 dicas para melhorar a gestão de benefícios na sua empresa - Pagga

Oferecer benefícios como vale-refeição aos funcionários, já é um motivo de desempate entre as empresas que concorrem por funcionários qualificados e q...

Read more

Softwares especializados: como seu RH pode produzir mais? - Pagga

A implementação da tecnologia em todos os âmbitos empresariais trouxe a oportunidade de gerar mais produtividade, garantindo a qualidade de produtos e...

Read more

Qual o impacto do incentivo a funcionários na minha empresa?

Com o passar dos anos, as empresas começaram a entender que não basta ter funcionários qualificados. Era preciso fazer com que eles se sentissem motiv...

Read more